Tuesday, July 05, 2005

O que é a Homossexualidade?

Quando a maioria das pessoas ouve esta palavra associa-a a homens e sexo. No entanto este terno não se aplica apenas a uma realidade de homens e de sexo. Também existem mulheres que são homossexuais e existem relações onde é possível ver-se amor, não só amor sedxual, mas também desejo de intimidade, afectividade e companheirismo.
Inicialmente este termo foi usado para falar de um problema de disturbios mentais que poderia ser curado mediante tratamentos. Em 1973 este termo foi removido deste quadro por não preencher as condições necessárias para ser designada de doença. A visão mais actual tida por psicólogos é de uma variante da sexualidade.

Existem vários tipo de sexualidades:
- Heterossexualidade - a tida como "normal" onde uma pessoa se sente capaz de apaixonar por pessoas do sexo oposto.
- Gays e Lésbicas - pessoas que se sentem capazes de amar pessoas do mesmo sexo.
- Bissexuais - pessoas que se sentem capazes de amoar pessoas dos dois sexos.
- Trangenders - pessoas que não se identificam como homem ou mulher nos termos das definições sociais. Inclui travestis, transexuais, andrógenos e transformistas. este termo refere-se à identidade de género e não à orientação sexual do indivíduo.

Um preconceito que socialmente se tem é de que os homossexuais se reconhecem fisicamente por maneirismos. Este preconceito está errado uma vez que as pessoas que os apresentam são os membros mais visíveis dessa comunidade. Muitas pessoas homossexuais apresentam os mais diversos estilos. Aliás a homossexualidade é uma escolha de orientação sexual que atravessa todas as categorias da sociedade.

No comments: