Monday, July 04, 2005

Alguns conceitos

Homofobia - medo e o resultado od desprezo pelos homossexuais que muita gente sente. Para muitas é o facto de elas próprias serem homossexuais, ou de que outros pensem que o são. O termos é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e a todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.

Heterossexismo - termo recente que tem sido usado juntamente com sexismo e racismo. Define-se como sendo uma opressaõ paralela que reprime os direitos das lésbicas, gays e bisexuais. heterossexismo descreve uma atitude mental onde em primeiro lugar um indivíduo categoriza um outro e o etiqueta como ser inferior em relação ao conjunto dos cidadãos.
Numa sociedade tipicamente heterossexual, a heterossexualidade é tida como normal e todas as pessoas são inicialmente categorizadas como heterossexuais até prova em contrário. A heterossexualidade é tida como natural, uma vez que é intata e não necessita de ser apreendida.
Quando esta normalidade é desafiada por um comportamento "anti-natural", este comportamento adquirido é tido como anormal ou mesmo perigoso. Atitudes como o facto de indivíduos do sexo masculino serem tidos em maior conta para ocupar cargo mais importantes, por serem tidos como ícones de desporto e as mulheres como seres inferiores encontra-se ainda hoje implícito na sociedade contemporânea. A este tipo de mentalidade dá-se o nome de sexismo. O mesmo tip+o de preconceito pode ser observado em não só entre indivíduos de sexo diferente, mas entre indivíduois do mesmo sexo com escolhas de sexualidade opostas. A heterossexualidade é tida como natural e a homossexualidade como um conjunto de comportamentos adquiridos que tornam o indivíduo menos "masculino".
Este conceito está implementado nas leis, órgãos de comunicação social, religiões e línguas. As tentativas de impor a heterossexualidade ocmo sexualidade superior ou mesmo como única forma de sexualidade deve ser tida como um desafio aos direitos humanos. Por isso, tal como o racismo e o sexismo tem sido combatido, também o heterossexismo deve ser desafiado.

Todos os indivíduos nascem iguais...

Muitas pessoas dizem-se tolerantes e mesmo que não são homofóbicas, no entanto quando confrontadas com certas situações, verifica-se que a sua homofobia é revelada. Todas as pessoas são homofóbicas, será impossível combater toda a homofobia que existe. A melhor solução é cada pessoa se tornar mais tolerante. Um conceito que se torna importante conhecer é o de homofobia internalizada. Este conceito surge como sendo um tipo de medo pelos homossexuais que existe dentro de cada um e que é revelado por situações como:
- negação da sua orientação sexual para consigo mesmo e para com os outros
- tentativas de mudança de orientação sexual
- sentir que nunca se é demasiado bom (que se tem um defeito)
- pensamentos ou actos compulsivos
- fraco sucesso profissional/escolar devido a problemas psicológicos ou um grande sucesso como forma de ser aceite pelas outras pessoas
- desenvolvimento emocional é reprimido
- baixa auto-estima e imagem negativa do próprio corpo
- desprezo por membros da cominudade lgbt mais "óbvios"
- desprezo por aqueles que se encontram em fase de revelar a sua homossexualidade
- negação de que a homofibia e o sexismo são problemas sociais sérios
- desprezo por aqueles que são diferentes de nós ou desprezo por aqueles que se parecem connosco
- expressão de preconceitos num grupo de pessoas
- ter comportamentos ou relações abusivas
- tentar passar por heterossexual para ser aceite ou na esperança de "se curar"
- medo de perda de amigos ou familiares
- vergonha ou repressão, raiva ou ressentimento pela sua orientação
- fraco desempenho na escola ou no trabalho
- controlo de maneirismos, crenças,ideiascomportamentos
- usar estereotipos da cominudade lgbt de forma irónica com outras pessoas de forma a defender-se
- crítica destrutiva dos líderes de movimentos lgbt
- medo de ser encontrado perto de crianças pois pode ser considerado pedófilo
- problemas com as autoridades
- práticas sexuais e outros comportamentos não seguros
- celibato como forma de se curar
- abuso de substâncias para esquecer
- aspirações suicidas

Nota: estes comportamentos foram retirados de um estudo dos estados unidos. Há alguns aspectos que serão um pouco localizados. De qualquer forma é importante cada pessoa pensar em cada um destes tópicos isoladamente para pensar como agiria em diversas situações e com diversas pessoas. A primeira forma de uma pessoa reprimir a sua homofobia é descobrir o que existe dentro de si.
Uma forma de descobrir isso é através do questionamento pessoal. Abaixo estão algumas perguntas que podem ajudar a isso.
- Alguma vez paraste ou pararias de dizer ou fazer algo que fizesse alguém pensar que serias lésbica, gay ou bissexual?
- Alguma vez fizeste ou fazes coisas para que as pessoas à tua volta pensem que és heterossexual?
- Achas que o contacto com outras pessoas homossexuais ou bissexuais pode influenciar-te a mudar a tua orientação sexual?
- Colocando-te na posição de um pai/mãe, como te sentirias se soubesses que o teu filho ou filha era homossexual?
- Como te sentirias se um dos teus irmãos ou pais era homossexual?
- Achas que existe algum emprego que os gays e lébicas não deveria exercer?
- Irias a um médico se soubesses que ele tinha uma orientação homossexual?
- Se alguém de quem gostasses te dissesse "Acho que sou homossexual" aconselhava-la a ir a um terapeuta?
- Já alguma vez estiveste num local de convívio ou evento gay ou lésbico?
- Usarias um crachá a dizer "como ousa presumir que sou heterossexual"?
- Já alguma vez te sentiste mal por estares na companhia de homossexual por achares que podem querer ter um relacionamento romântico contigo?
- Consegues pensar em três aspectos positivos pelo facto de se ser homossexual? e ver três aspectos negativos no facto de se ser heterossexual?

No comments: