Monday, May 21, 2007

2º ciclo de cinema lgbt em coimbra (dia 5, o último)

ora bem... antes de mais como é normal acontecer neste ciclo, a sessão começou atrasada, em parte devido ao facto de a pessoa responsável ter vindo alguns minutos antes (meia hora). Conhecendo já do ciclo anterior que decorrera em Novenbro, a verdade é que não digo que tenha sido culpa dele, uma vez que sei que se ele soubesse que iríamos passar um filme em formato divx teria vindo às 20 h em vez de vir às 21.
O pessoal teve de ficar um pouco de tempo à espera. Este que fora o último dia foi também do que teve mais gente. Foi exibido o filme "Get Real". Não me consigo esquecer do título em brasileiro: saíndo do armário lol.
Infelizmente o filme não tinha legendas por problemas técnicos, o que é sempre uma chatice pois uma das pessoas, pelo menos, não sabe inglês e, se calhar algumas das outras não estariam habituadas... as minhas desculpas.
de
qualquer forma foi um dos filmes que pensei em exibir no ciclo anterior e que passou neste, retrata a história de um gay que começa a sua vida como homossexual num meio onde há uma constante repressão, muitas das vezes não verbal ou física, mas de ausência de pessoas com quem se possa falar. a verdade é que o filme provocou algumas sensações em algum pessoal que no fim do filme ficaram para comentar. uma delas referiu-se ao facto de que ficou com uma clara ideia do que é ser-se gay e de ter pessoas que as ameaçam. para outras pessoas provocou a necessidade de pensar em leis que tornem muito mais igual este "tipo de pessoas diferentes". a verdade é que existe em portugal leis que têm posições homofóbicas (como a lei que regula as fecundações in vitro) e que é preciso retrabalhar.


em jeito de conclusão a este ciclo digo apenas uma frase: foi apenas algo feito como costuma a ser feito em coimbra, ou seja, algo feito em cima do joelho pela boa vontade de algumas pessoas enquanto que as que eram suposto estarem mais envolvidas no evento não o fazem...

No comments: