Tuesday, May 15, 2007

2º ciclo de cinema lgbt em coimbra (dia 1)

- porque é que escreves?
- por vingança.

evento em coimbra que se preze tem de ter sempre duas coisas a acontecer: chatices porque há alguma coisa em falta mas lá há alguém que viola uma regra ou que por boa vontade a arranja e começar com uns minutos de atraso.
foi assim que começou um evento que, apesar de pouco divulgado, mostrou ter público. a afluência não fora tão grande como no evento anterior, de qualquer maneira, várias foram as pessoas que se deslocaram ao pequeno auditório da aac para assistirem ao filme "antes que anoiteça" do snabell. este filme tem a pecularidade de retratar a história de Reinaldo Arenas, um cubano que tinha três pequenos problemas: era escritor, dissidente e homossexual. um filme baseado na obra homónima de um escritor que passa parte do seu tempo a sobreviver primeiro em Cuba e depois em Miami, onde viria a suicidar-se. depois de algumas lágrimas caídas por certas cenas do filme, assim como uma gargalhada devido a uma das personagens interpretadas por Jonny Depp, seguiu-se uma pequena conversa onde se reforçou a ideia de que a se pretende este ano no dia (ainda não oficial) mundial da luta contra a homofobia, de assinalar os países onde é crime ser-se homossexual. é o caso de cuba.
o filme, apesar de longo é daquelas coisas, vale a pena passar os olhos pela coisa... até porque tem boas interpretações (o jonny depp no seu melhor, qual eduardo mãos de tesoura, qual quê!!!!!!) assim como interessantes caracterizações (o raio do Jonny Depp não me sai da cabeça :p) e uma banda sonora interessante.
e pronto, após quatro tentativas de por o filme a correr, de se ter ou não pedido certas autorizações, de se correr o risco de o resto do ciclo ir por água abaixo, lá se fez o primeiro dia, que não será, com certeza o dia mais interessante do ciclo, fica-se por ver o resto.

No comments: