Saturday, April 17, 2010

Ok... vou falar da igreja!

Cada um sabe de si e Deus sabe de todos...

Assim começo este assunto que tanta volta tem dado não só em redor da Igreja de São Pedro, mas também em todo esse mundo por serem "poucas vergonhas" exibidas a torto e a direito. O assunto não é que seja novo e em parte escandaliza muitos fiéis porque como é referido nos cânones da própria igreja, os padres devem manter os votos que fizeram, nomeadamente os votos de castidade e pobreza. Estes dois por diversas vezes foram violados e sempre com escândalos enormes. Nem a própria ficção se ficou atrás, vejamos o livro Justine do Marquês de Sade, ou o nosso bem português Crime do Padre Amaro. O tema da falta de castidade não é novo. Que falar mais sobre este assunto...

E de quem é da culpa?
Não se pode dizer que é da igreja, como disse, apenas Deus sabe de todos. Não se pode culpar Deus, porque estranhos são os seus desígnios, e é o Todo-Poderoso. Não se pode culpar o papa, ele não cometeu o crime, não se podem culpar as pessoas que sofrem porque coitadinhas, umas mais outras menos, sofreram com tudo aquilo e muitas lágrimas chorarão o resto das vidas com isso. Apenas podemos culpar os padres que o fizeram, e com os culpados vêm todos os padres e a fragilidade de uma poderosa instituição religiosa. Cá por mim a culpa apenas deve ser atribuída a uma única entidade: a internet. Se não fosse a internet, os primeiros vídeos não teriam sido divulgados em avalanche exponencial.
Agora surge um outro problema. Como pode a Igreja Católica mover uma acção em tribunal contra a internet por difamação dessa virtuosa comunidade eclesial. Por isso a igreja apenas pode culpar quem meteu os ditos vídeos na internet, ou quem permitiu que fossem publicados. E se quem os meteu foram pessoas que sofreram os "abusos" então teremos um maior problema porque a entidade sofredora de uma calúnia afinal estaria a mover uma acção contra as pessoas a quem pretende pedir as mais sinceras desculpas. Assim sendo, para mostrar dinamismo, metamos a questão é águas de bacalhau e esperemos que Deus faça tudo pelo melhor.

Como se não bastasse no palco das vedetas "vítimas" de escândalos sexuais na casa branca, uma das figuras mais proeminentes na sucessão do trono de Pedro seria alguém que teve a infelicidade de fazer tornar pública a sua vertente pouco pura e casta. Como se isto não bastasse, entra em palco um Macduff do Macbeth de Shakespear que pretende resolver o assunto pela raiz exigindo a demissão deste possível sucessor de Pedro. Se o santo soubesse em que voltas andaria a sua igreja, não teria sido a sua pedra angular.
Onde entra a comunidade de que faço parte em toda esta trama digna de uma novela mexicana? Entra agora a dizer ser inaceitável estarem a "confundir" a homossexualidade na Igreja com as práticas pedófilas (palavra tão feita, só me lembra o 1,2,3), tal como se quer em todas as delirantes voltas e reviravoltas dos movimentos associativos referentes a questões de sexualidade.

No meio de tudo isto como ser um gay religioso? É uma questão complicada, não vamos ser nós acusados de sermos pedófilos antes mesmo de termos mirado de longe o coro de jovens cantores da Abadia. E que dizer mais disto... Apenas Deus sabe de todos e cada um se meta na sua vidinha!
Bem... It's a choice de hoje....

1 comment:

Anonymous said...

Não sou religioso, mas claro que esta polémica não me passou ao lado.
Acho que há pedófilos em todas as profissões e portanto também há padres pedófilos. Em nenhuma pessoa é aceitável um comportamento pedófilo, tal como não é aceitável em padres. Penso que a Igreja não tem que pedir desculpa por haver padres que tenham abusado de crianças. Mas deverá pedir desculpa se sabia de padres que abusavam de crianças e não tiver feito nada para os suspender e castigar. Aí jaz a culpa da Igreja.
Em relação ao que dizes da confusão da Igreja entre homossexualidade e pedofilia, não me surpreendeu; aliás, não foi a 1ª vez que o ouvi de membros da Igreja. E é muito grave que o digam, mas mostra a ignorância de quem o diz.

Filipe Santos.