Sunday, December 19, 2010

Mais uma GayChoice sobre o Natal


Bem-vindos ao último Gaychoice deste ano. Sim, é verdade. Por muito boas coisas que aconteçam este fim de ano vou manter-me caladinho. Mas tem um motivo que vou explicar. Antes de mais vou voltar a falar da quadra natalícia.
No último GayChoice não apresentei alguns aspectos curiosos que vão fazer figura este Natal. Uma das particularidades é o facto de o Natal este ano ser pouco doce. Pois é, com a crescente procura de açúcar vários supermercados ficaram sem o acrescento doce para as receitas e os cafés da cidade viram os seus clientes a retirar descaradamente pacotinhos de açúcar. Muito comerciantes já se queixaram às autoridades e as mesmas informaram estarem a par da situação e a averiguar os ladrões responsáveis (pois…).
Assim sendo, nas mesas da consoada aparecem bolos como o pão-de-ló de pacotinhos do café chiado ou do café esquina. Por causa do crescente de roubos muitos comerciantes retiraram os pacotinhos à descrição e colocam eles o pacote na chávena.
Se os doces estão em extinção neste Natal, para compensar a nossa necessidade calórica nesta altura, parece que estão novamente na moda os salgadinhos. Os pastéis de bacalhau e os rissóis. Todas aquelas coisas feitas em óleo ou azeite que recomendo como prevenção (do mal o menos) a que sejam bem escorridos e secos, por favor.
Sal no nosso país nunca vai faltar, porque muitas lágrimas deste mar salgado são lágrimas de Portugal e com a crise que vamos vivendo, que tanto cansa já de ouvir falar, vai dando para renovar o sal do mar. Pelo menos isso.
Que mais existe para colocar na mesa? Muita coisa. Desde o caldo verde com a relva apanhada nos jardins das Câmaras Municiais temperadas com um caldo Knorr, um arroz de pato que fugiu para o Brasil ou uma posta de bacalhau bem fininha e cheia de espinhas, que as boas postas por esta altura são mais que caras e há sempre um presunto que ofereceram o ano passado pago com cartão de crédito ou que saiu nas rifas das festas de verão.

O vinho do Porto também não pode faltar, esse vinho que é tão nosso como as províncias ultramarinas, assim como o azeite, de preferência Oliveira da Serra porque têm o maior olival do mundo que ainda se estende por Portugal.
Acima de tudo, mesmo com a crise que espalham e sentimos na carteira, penso, e esta sim é a minha mensagem para todas as pessoas que lêem o meu blog, que devem procurar estar com quem gostamos, de procurar falar. Se não puderem estar presentes, existem telefones, internets, acho que rodearmo-nos das pessoas que amamos é o mais importante. Não criar falsos sorrisos ou estar a ligar aos presentes que nos oferecem. Se não podemos oferecer, não oferecemos, não devemos esperar que nos ofereçam algo por igual. Se tivermos uma pessoa que talvez não nos seja próxima, talvez seja o momento de a vermos e mostrarmos que ela pode falar connosco que estamos prontos a ouvir. Não estamos lá com um sentido de obrigação, mas porque queremos mesmo estar. Se queremos estar sozinhos este ano, que estejamos e aproveitemos esse tempo para pensar no que nos pode tornar felizes, ou que mimos nos podemos dar. Aproveitemos este Natal para saborear a vida. Aproveitemos o Natal para lembrarmos os amigos verdadeiros, que queremos levar para a vida. Aproveitemos para estar com alguns deles. Aproveitemos para saborear aquela música. Desliguemos os televisores ou vejamos um filme que verdadeiramente nos inspire. Peguemos num livro de poesia que nos leve a sonhar ou num romance que nos faça sentir que ainda estamos vivos. Lembrem-se que acima de tudo ainda estamos aqui. Lembrem-se que somos pessoas e o dinheiro não traz felicidade, mesmo no Natal. Lembrem-se haver pessoas em situações piores que a nossa, alguns nem sequer se queixam, mas sabemos as voltas que dão para se manterem à tona. Porque havemos de nos queixar? Que no próximo ano exista mais esperança. Levantemos os olhos. Ouçamos a sinfonia dos astros e sonhemos. O mundo pode ficar pior, e depois? Que mal tem isso? Quem estiver mal que se mude. Eu não me quero mudar, pelo menos para já. A provar isso tenho a companhia destes moços na minha secretária. Ainda há coisas boas no mundo, não é verdade?

Como disse este é o último GayChoice deste ano. Lembro que prometi algo para o próximo ano e está ainda em preparação. Por isso vou encerrar temporariamente para balanço, passando pelo blog para tratar de comentários e para ir metendo alguma poesia ou coisa pequena. Volto ao GayChoice em 2011 e espero que melhor que nunca.
Lembro neste final de ano que houve muita coisa que fiz. Talvez tenha sido dos anos mais produtivos a nível de blog e por isso agradeço a todos os leitores que de uma forma ou de outra contribuíram este ano no presente blog. Me despeço. A todos… Fuck Xmas I Got the Power!
It’s a GayChoice de hoje

No comments: